Pular para o conteúdo principal

Capítulo 18 - Mudando de Estilos

Capítulo 18 - Mudando de Estilos

Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link para o artigo original


Uma coisa que faz parte do crescimento de um jogador é o desenvolvimento de vários estilos para o seu personagem.

Agora, isso não é muito fácil pois se você é geralmente um jogador defensivo, então na maior parte do tempo a sua ofensiva não é fantástica. O mesmo vale para quando se tem uma ofensiva forte, mas isso não significa que você deve ignorar o desenvolvimento de uma boa defesa.

Neste capítulo eu explicarei os benefícios de se ter diferentes estilos e o porquê isso lhe ajudará a vencer em certos cennários/match ups.

Tendo alguns top players como exemplo, nós começaremos com os dois melhores jogadores de Guile: NuckleDu e Dieminion.

Esses dois jogadores são muito bons, e o Guile é considerado um boneco defensivo. O Dieminion joga como uma muralha, muito defensivo, e lança mais sonic booms do que qualquer pessoa no mundo.

Tendo dito isso, há muitas situações em que o Guile está com pouca vida e precisa virar o jogo. Um exemplo perfeito é quando estes dois jogadores se enfrentam, Dieminion e Infiltration.

O Infiltration tem um bom histórico contra o Guile do Dieminion. O Infiltration consegue desferir mais fireballs com Gouken/Akuma e costuma vencer os rounds com o cronômetro bem perto de zero. Na primeira vez que NuckleDu enfrentou Infiltration ele o destruiu usando muito o Upside Down Kick do Guile e f.LK para manter pressão.

Recentemente eu observei o Dieminion usando mais o Upside Down Kick para auxiliá-lo no seu jogo ofensivo. Na maior parte do tempo o dano que o Dieminion dá nos oponentes vem de Sonic Booms, wake up Flash Kick FADC e muitos s.HP, mas agora com o uso do Upside Down Kick ele terá uma maneira de fazer grandes comebacks ou grandes vantagens de vida.

Aqui vai uma prova de conceito. Isso ocorreu recentemente comigo vs. Dieminion nas Grandes Finais do KIT para Super Street Fighter 4 Arcade Edition v2012.

meu histórico contra o Dieminion não me favorece. O estilo defensivo dele geralmente vence o meu estilo defensivo. Entrando nas Grandes Finais, o Dieminion me destruiu no primeiro set e continuou vencendo os primeiros dois jogos do segundo set.

Antes de começar o terceiro jogo e potencialmente último do torneio, eu fiquei pensando sobre como a Ricky Ortiz venceu o Dieminion na APEX e como ela se deu tão bem nas finais da loosers?

Antes de avançar no raciocínio, saiba que o meu Rufus é mais defensivo enquanto o Rufus da Ricky é mais ofensivo. Então o que eu fiz foi imitar o estilo de jogo da Ricky e por conta disso eu venci três jogos seguidos do Dieminion, assegurando o campeonato.

É muito difícil copiar um estilo de jogo completamente, mas a combinação da ofensiva da Ricky e da minha defensiva me ajudou a vencer nessa situação.

O que eu fiz de diferente foi ser mais prevenido no wake up do Dieminion, o que me fez bloquear mais Flash Kicks ao invés de tomá-los, e uma vez que eu encurtava a distância eu jogava tão ofensivamente que parecia a Ricky jogando no meu lugar.

Aqui vai uma lista de jogadores que optam por estilos de jogo completamente diferentes:

  • EMP|Dieminion(Defensivo) EMP|NuckleDu(Ofensivo)
  • EG|Justin Wong(Defensivo) EG|Ricky Ortiz(Ofensivo)
  • Ryan Hart(Defensivo) EMP|Sanford Kelly(Ofensivo)
  • Wolfkrone(Defensivo) Latif(Ofensivo)
  • Snakeyez(Defensivo) Vangief(Ofensivo)
  • CCG|Air(Defensivo) LU|Alex Valle(Ofensivo)
  • Infiltration(Defensivo) MCZ|Tokido(Ofensivo)

e muitos outros.

Também há a situação em que você não terá a sua contraparte no jogo para ajudá-lo com o estilo que lhe falta.

Um bom exemplo disso é o EG|PR Balrog. Não tem nenhum Balrog que jogue completamente diferente do PR Rog. Antes de suas sequência consistente em torneios, ele chegou no top 8 no SF4 com um Balrog muito defensivo.

Historicamente, a maior parte das derrotas do PR Rog acontece porque o seu oponente fica arrastando o jogo, o que significa que a sua ofensiva não era forte o suficiente para quebrar os bonecos mais defensivos.

Como você pode ver, o PR Balrog pratica muito e treina diferentes estratégias para contornar a sua antiga ofensiva defasada. Agora ele consegue alternar entre defesa e ataque em qualquer momento da partida e iso o ajudou a conquistar bons resultados com consistência e dominar certos jogadores.

Um exemplo perfeito disso é Infiltration vs. PR Balrog. O Infiltration conhecia o PR Rog de cor e salteado, mas na EVO de 2013 o PR Rog mandou o Akuma do Infiltration para a loosers com um Balrog extremamente agressivo, o que surpreendeu a todos.

Isso não se aplica apenas ao Street Fighter, mas a qualquer jogo de luta. Vejamos um outro exemplo mas agora em Ultimate Marvel vs Capcom 3.

Todos nós conhecemos a rivalidade entre BE|Nemo e Filipino Champ, mas se você não sabe, aqui vai uma aula de história. O F. Champ perdeu para o Nemo numa partida valendo dinheiro, mas na Capcom Cup, F. Champ se vingou eliminando Nemo do torneio.

Mas o que o F. Champ fez de diferente? Ele jogou mais agressivo e por conta disso quebrou a defesa do Nemo com triangle jumps, arremessos, triangle jump seguido de low, etc.

Garanta que se você acredita ter alcançado um limite, pense em qual estilo é mais dominante em VOCÊ pessoalmente e tente aprimorar o outro estilo para ajudá-lo em certos cenários e match ups!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 3 - Se expondo à pressão

Capítulo 3 - Se expondo à pressão Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Uma das coisas mais difíceis de se alcançar é a capacidade de jogar da maneira que você deseja sob muita pressão. Alguns jogadores adoram essa pressão, enquanto outros a odeiam. Eu pessoalmente amo jogar sob pressão. Eu acredito que eu faço algumas das melhores reviravoltas quando eu estou pressionado e foi assim que surgiu o “Wong Factor”. Muitos jogadores fizeram reviravoltas impressionantes face a uma multidão de espectadores. Nós temos Peter “Bionic Arm” Rosas, Daigo “Let’s Go Justin” Umehara e muitos outros. Para saber se você consegue jogar sob pressão, você pode fazer o seguinte: Jogar em uma Stream ou Live; Viajar para um torneio local e testar a sua performance contra pessoas reais; Viajar para um grande torneio (EVO, Canada Cup, CEO, etc) Tentar jogar na stream de um torneio (altamente recomendável) Você fica nervoso jogando contra um t

Capítulo 4 - Quase Nocauteado

Capítulo 4 - Quase Nocauteado Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Existe o momento em que um jogador alcança um certo nível que ele não consegue ultrapassar. Agora ele está desesperado, com uma performance pior, não tão confiante como antes, como se ele estivesse perdendo lentamente o controle. Você praticou os seus combos, venceu o computador milhões de vezes e também se expôs ao ambiente de torneios. O que mais está faltando? Por que eu estou piorando? A resposta é tão simples que muitos não percebem. O seu amor pelo jogo está perdido. Tudo o que você quer agora é vencer e provar para a comunidade que você é um top player. Essa é uma situação muito comum para muitos jogadores, mas o amor pelo jogo ou pelo seu personagem trarão mais sinais de melhora do que alguém que apenas liga para vencer. Vejamos o jogador DJ Huoshen: como ele joga e como ele reage às coisas. É fácil perceber que ele adora jogar com o seu time Fel

Capítulo 1 - A sala de treino

Capítulo 1 - A sala de treino Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Muitos jogadores perdem no calor da batalha porque eles travam. Travar significa que o jogador poderia ter vencido a partida mas ele dropou o combo que lhe daria a vitória ou o hit. Uma das ferramentas mais importantes para se ter como jogador de jogos de luta é uma execução REALMENTE boa. Se você acerta um golpe “limpo” no seu oponente, é bom você fazer o golpe contar e te deixar mais próximo da vitória. Quando eu era criança, eu sentava no arcade (não era possível jogar esses jogos nos consoles daquela época) por 5-6 horas todos os dias das minhas férias de verão e praticava os meus combos ininterruptamente. Essa prática surtiu 3 efeitos: Melhorou a minha execução drasticamente; Me fez descobrir novos combos/setups/mix-ups/frame traps/safe jumps/option selects/punições; Me fez conhecer mais sobre o meu personagem. Praticar combos e execução lhe ajuda m