Pular para o conteúdo principal

Capítulo 3 - Se expondo à pressão

Capítulo 3 - Se expondo à pressão

Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original


Uma das coisas mais difíceis de se alcançar é a capacidade de jogar da maneira que você deseja sob muita pressão. Alguns jogadores adoram essa pressão, enquanto outros a odeiam. Eu pessoalmente amo jogar sob pressão. Eu acredito que eu faço algumas das melhores reviravoltas quando eu estou pressionado e foi assim que surgiu o “Wong Factor”. Muitos jogadores fizeram reviravoltas impressionantes face a uma multidão de espectadores. Nós temos Peter “Bionic Arm” Rosas, Daigo “Let’s Go Justin” Umehara e muitos outros.

Para saber se você consegue jogar sob pressão, você pode fazer o seguinte:

  • Jogar em uma Stream ou Live;
  • Viajar para um torneio local e testar a sua performance contra pessoas reais;
  • Viajar para um grande torneio (EVO, Canada Cup, CEO, etc)
  • Tentar jogar na stream de um torneio (altamente recomendável)
  • Você fica nervoso jogando contra um top player? Y/N

Muitos jogadores travam porque eles não conseguem lidar com a pressão ou são novos nesse ambiente. Você pode até ser impressionante em casuais ou online, mas se você não consegue se dar bem em torneio as pessoas não vão dar conta do talento que há dentro de você. Um exemplo perfeito é o WolfKrone. Eu me lembro de ter enfrentado ele na Season Beatings 2009 durante o torneio de times. A primeira vez que eu o enfrentei ele falhou várias vezes com coisas pequenas, mesmo assim jogou muito bem. O WolfKrone percebeu suas falhas e a partir daí passou a jogar na stream do Peaceful Jay com frequência e também viar para todos os grandes campeonatos possíveis. Ele teve determinação e motivação para ter certeza de poder jogar sob pressão. Hoje ele é um dos melhores jogadores dos EUA em Street Fighter IV e continua subindo para se tornar o jogador perfeito.

Uma das melhores maneiras de se melhorar jogando sob pressão é, na minha opinião, frequentar o maior número de torneios possível. Mesmo se você não for bem no torneio essa será uma experiência de aprendizado e uma pavimentação para a sua evolução. Você pode fazer muitas coisas num torneio mesmo sendo eliminado logo de cara. Como eu disse anteriormente, jogar casuais com tipos diferentes de jogadores o fará mais confortável com o ambiente; Você verá novas estratégias e técnicas, conhecerá novas pessoas e fará amigos, além de absorver toneladas de conhecimento que podem podem te levar para o próximo nível.

Jogar contra um top player em um torneio é uma das coisas que a maioria das pessoas temem. Eu achava que muitas pessoas adorariam enfrentar um jogador como esse num torneio de verdade. Os jogadores que querem enfrentar top players nos torneios têm o maneira de pensar correta porque isso significa que eles estão mais prontos para o jogo do que aqueles que não querem enfrentar top players. A frase mais comum que eu ouço de não-top players é “Merda! Eu tenho que jogar contra [inserir nome de um top player] na próxima partida”. Eu acho que esse é o melhor cenário para aquele que quer se aprimorar. Aqui vão algumas razões pelas quais isso é bom para você:

  • Jogar contra um jogador que está acostumado com a pressão do ambiente;
  • Você pode sentir a diferença de habilidade entre vocês dois;
  • Se gabar se você vencer, o que vai aumentar muito a sua confiança na sua performance;
  • Você acaba jogando na Stream e pode ter várias pessoas assistindo ao seu jogo.

Eu penso que essa é uma situação onde você sempre sai ganhando algo. A maioria dos jogadores adorariam enfrentar o Daigo e contar a história de quão bem ou mal ele foram. Um exemplo perfeito seria o DJ Houshen. Ninguém tinha ouvido falar muito do DJ Housten antes mesmo que ele jogasse muito bem. Ele eliminou 3 top players de MvC3 mas você podia perceber que ele estava nervoso pois ele dropou alguns combos e tomou algumas decisões desnecessárias. Mas no final das contas ele derrubou UVG|Noel Brown, MCZ|Tokido e col.cc|Combofiend. Isso o deu muita confiança por ter derrotados jogadores tão bons.

Não tenha medo de top players e tente derrubá-los nos torneios para que você ganhe reconhecimento e confiança sobre a sua performance. Você saberá que você tem o necessário para competir com os melhores. É assim que você se expõem para a cena e é assim que surgem novos top players.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 4 - Quase Nocauteado

Capítulo 4 - Quase Nocauteado Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Existe o momento em que um jogador alcança um certo nível que ele não consegue ultrapassar. Agora ele está desesperado, com uma performance pior, não tão confiante como antes, como se ele estivesse perdendo lentamente o controle. Você praticou os seus combos, venceu o computador milhões de vezes e também se expôs ao ambiente de torneios. O que mais está faltando? Por que eu estou piorando? A resposta é tão simples que muitos não percebem. O seu amor pelo jogo está perdido. Tudo o que você quer agora é vencer e provar para a comunidade que você é um top player. Essa é uma situação muito comum para muitos jogadores, mas o amor pelo jogo ou pelo seu personagem trarão mais sinais de melhora do que alguém que apenas liga para vencer. Vejamos o jogador DJ Huoshen: como ele joga e como ele reage às coisas. É fácil perceber que ele adora jogar com o seu time Fel

Capítulo 1 - A sala de treino

Capítulo 1 - A sala de treino Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Muitos jogadores perdem no calor da batalha porque eles travam. Travar significa que o jogador poderia ter vencido a partida mas ele dropou o combo que lhe daria a vitória ou o hit. Uma das ferramentas mais importantes para se ter como jogador de jogos de luta é uma execução REALMENTE boa. Se você acerta um golpe “limpo” no seu oponente, é bom você fazer o golpe contar e te deixar mais próximo da vitória. Quando eu era criança, eu sentava no arcade (não era possível jogar esses jogos nos consoles daquela época) por 5-6 horas todos os dias das minhas férias de verão e praticava os meus combos ininterruptamente. Essa prática surtiu 3 efeitos: Melhorou a minha execução drasticamente; Me fez descobrir novos combos/setups/mix-ups/frame traps/safe jumps/option selects/punições; Me fez conhecer mais sobre o meu personagem. Praticar combos e execução lhe ajuda m