Pular para o conteúdo principal

Capítulo 9 - O que eu fiz de errado?

Capítulo 9 - O que eu fiz de errado?

Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original


Você está pronto para o torneio e crente que você vencerá uns top players, chegar no top 8 ou até mesmo se consagrar campeão. Mas então algo acontece...Você não vence nenhum top player, ou entra no top 8 ou vence o torneio.

Eu penso que muitos jogadores têm o potencial e talento para se tornarem o próximo top player, mas eles podem ficar nervosos e engasgarem no torneio. Você pensa consigo "esse não era eu jogando, eu geralmente jogo muito melhor quando estou jogando casuais confortavelmente em casa".

Aqui estão algumas coisas que você precisa fazer para melhorar no próximo torneio.

  1. Ter uma filmagem de todas as suas partidas, vitórias e derrotas;
  2. Estudá-las e tentar perceber as falhas nessas partidas;
  3. Pensar o que você poderia ter feito melhor (um combo com mais dano);
  4. Praticar contra a técnica que foi causadora da sua derrota;
  5. Repetir o processo no próximo torneio.

Isso também ajuda a evidenciar algumas fraquezas que o seu oponente tem caso você encontre com ele novamente.

Eu apresentarei um feedback de uma de minhas partidas para que você entenda claramente o que eu quero dizer.

Aqui está uma partida minha contra AVM|GamerBee (Adon) no torneio Shadowloo Shadown 2012 competindo Super Street Fighter 4 Arcade Edition v2012.

Primeira partida

Nos primeiros 20 segundos do vídeo, eu perdi cerca de 5% de dano em chip por conta do Jaguar Kick. Ao marco de 21 segundos eu também percebi que ele estava pulando neutro demais para neutralizar o meu D/F MK (Rolling Kick) e obter um combo de graça.

Aos 30 segundos eu acerto um arremesso e tento seguir com uma mix up 50/50 mas ele escapa com horis EX. Ele o faz pois o seu ângulo vai bem longe e seria difícil para mim puní-lo.

Na marca de 44 segundos, GamerBee escolher fazer um instant overhead, do qual eu deveria me lembrar para referências futuras. Esse round já está condenado porque eu não tenho barra e o pulo do Adon é bem complicado de reagir quando vem em cross up. Ele também adora fazer c.LP seguido de HK.Jaguar Kick para um fácil dano em chip.

No tempo de 1:02 eu bloqueio um DP e ele usa FADC para instantaneamente tentar um arremesso, o qual eu consigo punir com dive kick convertido em combo. Esse é um hábito humano, então é algo que eu sempre farei.

Nesse round me parece que quando o GamerBee não tem barra ele entra em pânico. Logo, eu quero que ele nunca tenha barra.

Aos 1:43 eu tento punir a sua string de c.LP seguido de Jaguar Kick provavelmente com EX Messiah, mas o golpe não saiu. Até o momento de 1:51 eu andei abusando do rolling kick como um louco e ele finalmente me pune com um bom combo que me provavelmente me custou o round.

Na marca de 2:06 eu bloqueio outro DP FADC e executo o meu dive kick depois do seu dash, mas ele pula neutro, o que é OK, pois eu poderia passar por baixo dele e dar outro dive kick, mas eu não o faço (nervosismo). Aos 2:11 eu tenho um erro de input pelo qual eu sou punido.

Em 2:17 o meu EX Messiah passa reto por causa do set up de safe jump que o GamerBee fez.

Segunda Partida

No começo da segunda partida eu perco muita vida para os Jaguar Kicks. Esse é um golpe difícil de se lidar, especialmente se você não tem barra.

Aos 2:48 eu acerto um arremesso eu opto pela memo set up mas agora eu venço o seu DP com o meu dive kick. Provavelmente porque não era um EX DP. Esse round foi bem desleixado. Eu farofei muitos EX Messiah e o GamerBee vai provavelmente se prevenir contra eles no próximo round ou mesmo durante todo o set.

Na marca de 3:36 eu acerto outro arremesso seguido de dive kick, mas eu esperava um DP so GamerBee.

Aos 3:44 eu faço outro EX Messiah Kick, mas desta vez ele é bloqueado e punido com um combo terminado em Ultra. Eu então levanto com outro EX Messiah Kick em seguida, o qual também é punido.

Na marca de 4:44 eu acerto um s.HK mas não consigo fazer o dash seguido de Ultra 1. O que eu faço no lugar é somente o Ultra, o que me fez errar mas GamerBee não me puniu bem. Ele provavelmente também estava nervoso. GamerBee começa a abusar do seu golpe vindo das paredes uma vez que ele praticamente não o utilizou durante todo o set. Ele esté me pressionando pesado no terceiro round. E ele erra o seu setup de instant overhead duas vezes, mas eu estava de pé.

Aos 5:33 o GamerBee lança um péssimo Jaguar Kick e eu o puno muito mal. Depois de ter acertado meu Ultra na marca dos 5:45, eu faço um cross up e ele tenta sair com EX DP, mas eu o puno com um c.HP.

Terceira Partida

Na marca de 6:14 o GamerBee faz novamente o seu golpe da parede e eu finalmente o puno com um combo de dive kick já que esse golpe não tem uma hitbox no topo. O GamerBee perde um combo mas eu dropo a minha punição também. Ele pula neutro em outro rolling kick, me acertando mas depois ele erra a sua setup de instant overhead mais uma vez.

Aos 7:01 eu uso a backdash para escapar do seu HJ.Jaguar Tooth mas o puno com uma rasteira apenas. Essa foi um péssima punição. Eu deveria ter feito o Ultra. Eu também fisgo um EX DP mas não consigo a minha punição quando eu pulo nele em seguida. O GamerBee erra o seu Ultra, mas ele o faz muito cedo.

Novamente na marca de 7:49 eu erro a minha punição com o pulo depois do seu EX DP. Eu acerto outro arremesso em 8:05 e tento um Option Select com a versão HK do Messiah Kick contra o seu EX DP, mas eu erro o timing. Eu fico muito ansioso no terceiro round e lanço um EX Messiah Kick que me custa toda a vida. GamerBee me venceu, mas eu também perdi devido à quantidade de wake up EX Messiah Kicks que eu fiz.

Eu aprendi algumas coisas: (i) que ele não gosta de dar tech em arremessos porque ele está só apertando c.LP no seu wake up contra o Rufus pois ele está assustado com a pressão do dive kick; (ii) Eu não devo levantar com EX Messiah Kick quando em pânico; (iii) E eu preciso encontrar uma punição melhor para o seu escape com EX DP depois do meu arremesso. Então eu fiz tudo isso e um pouco mais e nós tivemos um rematch na East Coast Throwdown, cerca de 1-2 meses depois.

Aqui vai meu segundo encontro com GamerBee na East Coast Throwdown 2012 competindo em Super Street Fighter 4 Arcade Edition v2012.

Primeira partida

Eu arremesso ele imediatamente pois ele não gosta de fazer tech contra Rufus e, como ele não tem barra, eu posso conectar um dive kick. Depois de um tempo eu sou derrubado e depois atingido pelo set up de instant overhead, ao qual eu devo me manter atento. Eu não estou fazendo muitos Rolling Kicks porque eu vejo que ele está pulando neutro demais.

Ao marco de 2:46 eu acerto um arremesso e vou para o mesmo setup e GamerBee leva o meu divekick porque ele não tem barra para o EX DP.

Em 3:17 eu fiz um dive kick mais alto contra o GamerBee porque se eu tivesse feito na altura padrão, o seu c.LP teria vencido do meu dive kick. Eu não tentei nenhum EX Messiah durante a primeira partida até o momento 3:27 o que justifica o seu setup de counter hit com s.MK. Também, aprendi um novo combo com um buff no EX Galactic Tornado FADC que me ajudou a fechar o round.

Segunda Partida

O GamerBee me vence nas disputas de longa distância porque eu não consigo reagir rápido o suficiente com os meus normais contra o Jaguar Tooth, então eu estou constantemente perdendo dano ao tentar apertar um normal.

Na marca de 4:31 eu finalmente me aproximo o suficiente para acertar um arremesso e começar uma ofensiva. Eu escolhi fazer um cross up com MK, opção que eu não usei na Shadowloo Showdown 2012, mas o GamerBee o bloqueou "like a boss".

Aos 4:41 eu acerto outro arremesso e dou sequência com um cross up, e ele finalmente solta um EX DP o qual eu venço com um pulo de option select mas não consigo a punição que eu queria.

Na marca de 4:50 quando eu não tenho vida, a única coisa que eu posso fazer é reagir com um Ultra mas GamerBee sabe que eu estou de olho nessa opção e ele não me dá o que eu quero.

Em 5:24 eu finalmente interrompo a sua block string em Jaguar Kick com o meu EX Messiah Kick. Acerto um arremesso em 5:26 e vou para o cross up. GamerBee responde com um EX DP e eu pulo com meu option select combando j.HP em c.MK em EX Galactic Tornado.

Depois de acertar uma rasteira no tempo 5:48 eu faço um empty jump seguido de EX Messiah Kick porque se ele bloqueasse eu poderia FADC pra trás e se ele tivesse usado uma DP o meu golpe venceria.

Aos 6:06 eu interrompo outra block string com EX Messiah Kick. Faço isso de novo no tempo 6:11. Na marca de 6:29 ele FADC o seu DP bloqueado e eu tento um dive kick, o qual e pula neutro, e eu passo por baixo dele, usando outro dive kick e ele tenta me arremessar mas eu acerto um Ultra por conta disso (hábito humano).

Eu tento um cross up aos 6:38 e ele opta por um DP de novo. Eu c.HP como punição pelo dano fácil mas eu deveria ter usado um pulo de option select levando a muito mais dano, o que me daria a vitória. De qualquer forma o GamerBee farofa um Jaguar Kick aos 6:41 eu o puno com c.LP obtendo a vitória.

Então, por ter estudado a minha derrota na Shadowloo Showdown 2012 contra o GamerBee eu reuni mais informações sobre ele como jogador e quais novas opções eu posso utilizar quando eu o encontrasse novamente. Eu (i) encontrei uma punição melhor para o seu EX DP quando eu faço a minha mix up; (ii) eu também parei de fazer tantos EX Messiah Kicks no wakeup por passar reto no seu bloqueio; (iii) parei de spammar o d/f.MK com o Rufus que dava um combo de graça para o GamerBee; (iv) descobri que cross up de MK funciona contra o Adon e (v) aprendi o combo de c.LP em EX Galactic Tornado da versão SSF4 AE v2012.

Eu ainda assisto a esses vídeos porque eu sei que o GamerBee provavelmente está fazendo a mesma coisa, de tal maneira que ele se prepare para a nossa próxima partida e não caia nos mesmo truques da match up de Rufus vs. Adon.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 3 - Se expondo à pressão

Capítulo 3 - Se expondo à pressão Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Uma das coisas mais difíceis de se alcançar é a capacidade de jogar da maneira que você deseja sob muita pressão. Alguns jogadores adoram essa pressão, enquanto outros a odeiam. Eu pessoalmente amo jogar sob pressão. Eu acredito que eu faço algumas das melhores reviravoltas quando eu estou pressionado e foi assim que surgiu o “Wong Factor”. Muitos jogadores fizeram reviravoltas impressionantes face a uma multidão de espectadores. Nós temos Peter “Bionic Arm” Rosas, Daigo “Let’s Go Justin” Umehara e muitos outros. Para saber se você consegue jogar sob pressão, você pode fazer o seguinte: Jogar em uma Stream ou Live; Viajar para um torneio local e testar a sua performance contra pessoas reais; Viajar para um grande torneio (EVO, Canada Cup, CEO, etc) Tentar jogar na stream de um torneio (altamente recomendável) Você fica nervoso jogando contra um t

Capítulo 4 - Quase Nocauteado

Capítulo 4 - Quase Nocauteado Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Existe o momento em que um jogador alcança um certo nível que ele não consegue ultrapassar. Agora ele está desesperado, com uma performance pior, não tão confiante como antes, como se ele estivesse perdendo lentamente o controle. Você praticou os seus combos, venceu o computador milhões de vezes e também se expôs ao ambiente de torneios. O que mais está faltando? Por que eu estou piorando? A resposta é tão simples que muitos não percebem. O seu amor pelo jogo está perdido. Tudo o que você quer agora é vencer e provar para a comunidade que você é um top player. Essa é uma situação muito comum para muitos jogadores, mas o amor pelo jogo ou pelo seu personagem trarão mais sinais de melhora do que alguém que apenas liga para vencer. Vejamos o jogador DJ Huoshen: como ele joga e como ele reage às coisas. É fácil perceber que ele adora jogar com o seu time Fel

Capítulo 1 - A sala de treino

Capítulo 1 - A sala de treino Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Muitos jogadores perdem no calor da batalha porque eles travam. Travar significa que o jogador poderia ter vencido a partida mas ele dropou o combo que lhe daria a vitória ou o hit. Uma das ferramentas mais importantes para se ter como jogador de jogos de luta é uma execução REALMENTE boa. Se você acerta um golpe “limpo” no seu oponente, é bom você fazer o golpe contar e te deixar mais próximo da vitória. Quando eu era criança, eu sentava no arcade (não era possível jogar esses jogos nos consoles daquela época) por 5-6 horas todos os dias das minhas férias de verão e praticava os meus combos ininterruptamente. Essa prática surtiu 3 efeitos: Melhorou a minha execução drasticamente; Me fez descobrir novos combos/setups/mix-ups/frame traps/safe jumps/option selects/punições; Me fez conhecer mais sobre o meu personagem. Praticar combos e execução lhe ajuda m