Pular para o conteúdo principal

Capítulo 12 - Guerreiros Online

Capítulo 12 - Guerreiros Online

Tradução por Mário "Vegasz" Sogari Link do artigo original


Eu andei jogando muito SSF4 Arcade Edition v2012 e SFxT v2013 online recentemente e tem sido muito divertido.

Eu joguei contra muitos jogadores de alto ranking e eels conhecem suas frame traps, setups, Option Selects e match ups. Eles provavelmente iriam muito bem em um torneio.

Agora, o lado ruim de ser um online warrior é que você terá maus hábitos e você estará adivinhando demais no seu levantamento, pulando muito ou fazendo mash em movimentos invencíveis todo o tempo.

Até mesmo os top online warriors têm seus truquezinhos online que eles vão usar para ganhar, mas é possível que isso só funcione 100% das vezes online e algumas poucas offline. Definitivamente é um tipo de hábito que você NÃO QUER TER na minha opinião.

Exemplos de maus hábitos online:

Exemplos de maus hábitos online:

  • M.Bison AE 2012 - Fazendo Slide (cr.HK) fullscreen
  • Cammy AE 2012 - Spiral Arrow HK na distância de rasteira
  • Qualquer grappler - Spamar aquele 360 na defesa
  • E.Honda - Butt slams repetidas
  • C.Viper - Super Jump cancel Burn kick fullscreen de distância no oponente.

Alguns exemplos de SFV (por Vegasz):

  • Slides repetidos com Dhalsim, Vega, Bison, Chun-Li TODA A VEZ que você tem V-Trigger.
  • Spam de EX Dive Kick EX Air Tatsu com Cammy e Ken TODA A VEZ que você tem barra.
  • Hadoukens repetidos de Ryu/Ken depois que você acertou o primeiro
  • Spam de Teleport no wakeup com o Dhalsim ou no Neutral game para tentar pegar o seu oponente.
  • Usar shoryuken após seu oponente bloquear um golpe -2

Ser um online warrior tem suas vantagens. Você pode jogar online ao seu lazer, fazer amigos e parceiros de treino para jogar, e também aprender matchups que normalmente você não teria acesso, mas meu conselho para online warriors é que se você tem uma paixão por competir não espere pela EVO para ter a chance. Tente participar de seus evnetos locais, ou torneios maiores para conseguir alguma experiência offline.

A experiência offline é um jogo completamente diferente porque tática online não vão funcionar, já que os jogadores podem reagir melhor no offline.

Um exemplo perfeito disso (e eu queria não ter que usá-lo) é o White Gun. Ele é obviamente um dos melhores jogadores online de Ibuki no SSF4 AE, mas quando ele foi pra Canada Cup ele fez jogadas que claramente só funcionam online. Se você olhar o video abaixo, você pode ver o White Gun indo bem, mas daí ele começa a se atrapalhar e a confiar em algumas blockstrings que eu só consigo ver funcionar online.

Algumas das coisas que eu normalmente não vejo jogadores de Ibuki fazerem offline é uma blockstring cancelada em command dash, para continuar a pressão. Eu acredito que esse tipo de tática não é forte offline, e o White Gun nunca tentou jogar Kunais depois de um knockdown. Ele poderia estar nervoso, mas, para resolver isso, ir a sessões offline ou torneios lhe ajudam a se livrar de maus hábitos.

Aqui está uma partida online do White Gun:

Agora se você notar, ele começa a fazer mixups de Kunai depois de knockdowns, o que é bom, mas ele ainda gosta de fazer aqueles command dashes, algo que você deveria cortar completamente do seu jogo se você quer competir offline. Um jogador online que melhorou muito no modo offline é o Native. Vocês devem conhecê-lo como aquele jogador de T.Hawk e ele andou vencendo muitos jogadores top como o Wolfkrone, Dieminion e muitos mais (no SFV ele joga de R.Mika).

Eu acho que jogar de Grapplers online e trazê-los para offline é provavelmente benéfico, porque com grapplers você tem que fazer muitas leituras e o Native sabe fazer isso muito bem.

O único problema por parte dele é que ele gosta de spamar aquele 360 ou fazer mash de DP durante as blockstrings do oponente ou enquanto ele está levando combos. Se você perceber que ele faz esse tipo de coisa ou backdash ofensivo pode funcionar grandemente a seu favor. Se você olhar essas Grand Finals entre ele e o Dieminion, você verá que Native vai bem no começo, mas começa a se desesperar e a usar dives --> SPD, ou farofando aquele ultra em algumas ocasiões.

Meu melhor conselho para aqueles jogadores do mundo online é tentar perceber seus maus hábitos online e substituí-los para torneios offline. Você pode perder alguns pontos de ranking no começo, mas isso vai acabar ajudando você a ganhar de grandes jogadores no torneio - ou até mesmo te levar àquele primeiro lugar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 3 - Se expondo à pressão

Capítulo 3 - Se expondo à pressão Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Uma das coisas mais difíceis de se alcançar é a capacidade de jogar da maneira que você deseja sob muita pressão. Alguns jogadores adoram essa pressão, enquanto outros a odeiam. Eu pessoalmente amo jogar sob pressão. Eu acredito que eu faço algumas das melhores reviravoltas quando eu estou pressionado e foi assim que surgiu o “Wong Factor”. Muitos jogadores fizeram reviravoltas impressionantes face a uma multidão de espectadores. Nós temos Peter “Bionic Arm” Rosas, Daigo “Let’s Go Justin” Umehara e muitos outros. Para saber se você consegue jogar sob pressão, você pode fazer o seguinte: Jogar em uma Stream ou Live; Viajar para um torneio local e testar a sua performance contra pessoas reais; Viajar para um grande torneio (EVO, Canada Cup, CEO, etc) Tentar jogar na stream de um torneio (altamente recomendável) Você fica nervoso jogando contra um t

Capítulo 4 - Quase Nocauteado

Capítulo 4 - Quase Nocauteado Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Existe o momento em que um jogador alcança um certo nível que ele não consegue ultrapassar. Agora ele está desesperado, com uma performance pior, não tão confiante como antes, como se ele estivesse perdendo lentamente o controle. Você praticou os seus combos, venceu o computador milhões de vezes e também se expôs ao ambiente de torneios. O que mais está faltando? Por que eu estou piorando? A resposta é tão simples que muitos não percebem. O seu amor pelo jogo está perdido. Tudo o que você quer agora é vencer e provar para a comunidade que você é um top player. Essa é uma situação muito comum para muitos jogadores, mas o amor pelo jogo ou pelo seu personagem trarão mais sinais de melhora do que alguém que apenas liga para vencer. Vejamos o jogador DJ Huoshen: como ele joga e como ele reage às coisas. É fácil perceber que ele adora jogar com o seu time Fel

Capítulo 1 - A sala de treino

Capítulo 1 - A sala de treino Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Muitos jogadores perdem no calor da batalha porque eles travam. Travar significa que o jogador poderia ter vencido a partida mas ele dropou o combo que lhe daria a vitória ou o hit. Uma das ferramentas mais importantes para se ter como jogador de jogos de luta é uma execução REALMENTE boa. Se você acerta um golpe “limpo” no seu oponente, é bom você fazer o golpe contar e te deixar mais próximo da vitória. Quando eu era criança, eu sentava no arcade (não era possível jogar esses jogos nos consoles daquela época) por 5-6 horas todos os dias das minhas férias de verão e praticava os meus combos ininterruptamente. Essa prática surtiu 3 efeitos: Melhorou a minha execução drasticamente; Me fez descobrir novos combos/setups/mix-ups/frame traps/safe jumps/option selects/punições; Me fez conhecer mais sobre o meu personagem. Praticar combos e execução lhe ajuda m