Pular para o conteúdo principal

Capítulo 17 - Interrompendo o Download

Capítulo 17 - Interrompendo o Download

Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original


Eu assisto muitas streams de jogos de luta e há muitos momentos em que eu vejo as pessoas no chat digitando “Downloaded” ou “Ele foi decifrado”.

Este capítulo foca em como discriminar que estão fazendo o SEU download, e uma vez que você percebe isso, como interromper o download e continuar a jogar o SEU jogo.

Muitas pessoas nem sequer percebem que o download já começou. Aqui vai um exemplo muito comum.

Quando você leva um anti-aéreo muito cedo. Vamos lá, existem dois tipos de antiaéreo. O anti-aéreo padrão é aquele vem como punição, mas tem aqueles anti-aéreos em que o oponente reagiu um pouco rápido demais.

Digamos que eu estou jogando de Rufus e durante a minha blockstring eu vejo o seu personagem de pé e você é atingido pelo meu c.LP. Nesse momento eu estou pensando “por quê você tomou o golpe se ele nem é um ataque baixo?”.

Isso pode significar duas coisas. Você estava farofando algo que não saiu, ou você estava tentando pular.

Em 90% dos casos as pessoas irão automaticamente insistir no pulo, e agora você pode focar 70% da sua energia mental para aquele momento em que o oponente tentará pular para trás e você poderá acertá-lo com um j.HK seguido de EX Snake Strike ou Ultra.

Quantas vezes você não viu a Ricky Ortiz acertar esse tipo de combo? Outros exemplos mais comuns são com o Ryu dando um light DP prematuro seguido de Ultra, Hakan j.MP seguido de slide, ou mesmo um personagem que tenha um arremesso aéreo.

Por você ter acertado um anti-aéreo meio prematuro, isso fará o seu oponente pensar “Por que isso aconteceu?”.

Análise do justing Wong de uma partida

Aqui está uma boa partida que eu vou destrinchar para que você entenda o que eu quero dizer.

Ambos os jogadores tem a experiência da match up, então a partida se resume a quem consegue se adaptar mais rápido, manter a fortitude mental, e não ceder muita informação acerca dos seus hábitos.

Partida 1: O Snake Eyez vai empurrando a Sakura para o canto como de costume, tentando usar counter poke ao mesmo tempo que ele tenta ser agressivo.

Isso funciona muito bem e você pode notar que o Snake Eyez acerta muitos SPDs, sobre os quais eu tenho certeza que o Uryo tomará notas. Outra coisa que se pode notar é que o Snake Eyez fez um combo em EX Green hand e quis ver com o que o Uryo retaliaria.

O Uryo fez um c.LK cancelado em EX Tatsu, então na próxima vez que o Snake acertar o mesmo combo com EX Green Hand, o Snake Eyez respondeu com c.LP e Uryo apertou ou c.LP ou c.LK o que deu ao Snake outro c.LP seguido de seu combo feijão com arroz e Green Hand. Isso resultou na vitória para o Snake Eyez.

Partida 2: Bem no começo o Uryo está tentando interromper o download do Snake Eyez escapando de todas as setups padrão de SPD como empty jump SPD, c.MK no vazio em SPD, s.HK no vazio em SPD e punindo com o combo padrão da Sakura terminado em HP Dragon Punch.

O Snake Eyez ainda consegue vencer o primeiro round acertando o mesmo setup que o levou a vitória no primeiro jogo: depois de um EX Green Hand seguir com c.LP e repetir o combo, Isso coloca o Snake Eyez em match point!

O próximo round é muito importante. O Uryo está lutando pela sua vida e o Snake Eyez está fazendo um bom trabalho simplesmente aplicando o seu jogo. Agora Snake Eyez acerta novamente o como com EX Green Hand, mas desta vez o Uryo responde com um backdash, o que mostra que ele está se adaptando à situação.

É aqui que o download é interrompido. Uryo acerta um arremesso, faz uma setup que o leva a um bom instant overhead no Zangief. Por conta dessa setup ele não apenas venceu o round acertando todos os seus s.HK, mas ele também fez o Snake Eyez ficar pensando sobre aquela setup.

Agora que ele está pensando sobre a setup ao invez de aplicando o seu jogo, Snake Eyez está com uma mentalidade completamente diferente da sua anterior.

O snake Eyez começa a jogar muito mais agressivo, menos defensivo, o que resulta em vários s.HK tomados no peito, e agora Uryo dá backdash toda vez que Snake Eyez termina o seu combo em EX Green hand. Tudo isso auxilia o Uryo a levar a segunda partida.

Partida 3: Você pode ver o Uryo apertando botões com mais confiança e Snake Eyez tenta acertar um pulo com joelhada em SPD, mas o Uryo já fez o download dessa informação no primeiro jogo e evita a setup, punido o Zangief com c.MK em HP Dragon Punch.

O Uryo também está acertando mais s.HK e é aqui que as coisas ficam interessantes. pela primeira vez em todo o jogo, o Uryo solta um s.HP aleatório e ele acerta o Zangief. Agora a partida está completamente a favor do Uryo já que tudo parece funcionar pra ele.

O Uryo está em match point. Agora é o Snake Eyez qu está percebendo o que está acontecendo, e imediatamente ele tenta reiniciar a situação, tentando interromper o download.

Enquanto ele tenta restabelecer a situação, o Ury tenta garantir que o download se mantenha a 100%. A tentativa do Snake Eyez de retomar a vantagem se mostra quando ele acerta o combo com EX Green Hand e ao invés de apertar c.LP como ele veio fazendo, ele tenta prever uma backdash do Uryo, mas desta vez o Uryo opta por apertar um botão, punindo a leitura do Snake Eyez colocando-o em um posição muito difícil em termos psicológicos.

O Snake Eyez está se esforçando muito mas ele não usa mais EX Green Hand para atravessar as fireballs e a única vez que ele tenta bufferar o EX Green Hand é quando o Uryo dá um dash pra frente e o acerta com c.MK xx DP xx Ultra, dando praticamente a vitória para Uryo contra Snake Eyez.

Essa é a partida perfeita para mostrar como após sofrer um download, como um jogador pode interromper esse download e começar o seu próprio download.

Então o que você pode fazer para restabelecer a situação após perceber que você sofreu um download? Você precisa se pronunciar contra o seu oponente fazendo algo imprevisível, o que pode fazer o seu oponente esquecer por um tempo dos seus maus hábitos.

Ao fazê-lo, isso fará o seu oponente pensar “Por que isso funcionou?”, “Por que ele fez isso?” ou mesmo “Será que eu preciso ser mais cuidadoso agora?”

Eu espero que este artigo lhe forneça ideias de como agir contra oponentes que constantemente vencem você porque eles sempre fazem o seu download.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 3 - Se expondo à pressão

Capítulo 3 - Se expondo à pressão Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Uma das coisas mais difíceis de se alcançar é a capacidade de jogar da maneira que você deseja sob muita pressão. Alguns jogadores adoram essa pressão, enquanto outros a odeiam. Eu pessoalmente amo jogar sob pressão. Eu acredito que eu faço algumas das melhores reviravoltas quando eu estou pressionado e foi assim que surgiu o “Wong Factor”. Muitos jogadores fizeram reviravoltas impressionantes face a uma multidão de espectadores. Nós temos Peter “Bionic Arm” Rosas, Daigo “Let’s Go Justin” Umehara e muitos outros. Para saber se você consegue jogar sob pressão, você pode fazer o seguinte: Jogar em uma Stream ou Live; Viajar para um torneio local e testar a sua performance contra pessoas reais; Viajar para um grande torneio (EVO, Canada Cup, CEO, etc) Tentar jogar na stream de um torneio (altamente recomendável) Você fica nervoso jogando contra um t

Capítulo 4 - Quase Nocauteado

Capítulo 4 - Quase Nocauteado Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Existe o momento em que um jogador alcança um certo nível que ele não consegue ultrapassar. Agora ele está desesperado, com uma performance pior, não tão confiante como antes, como se ele estivesse perdendo lentamente o controle. Você praticou os seus combos, venceu o computador milhões de vezes e também se expôs ao ambiente de torneios. O que mais está faltando? Por que eu estou piorando? A resposta é tão simples que muitos não percebem. O seu amor pelo jogo está perdido. Tudo o que você quer agora é vencer e provar para a comunidade que você é um top player. Essa é uma situação muito comum para muitos jogadores, mas o amor pelo jogo ou pelo seu personagem trarão mais sinais de melhora do que alguém que apenas liga para vencer. Vejamos o jogador DJ Huoshen: como ele joga e como ele reage às coisas. É fácil perceber que ele adora jogar com o seu time Fel

Capítulo 1 - A sala de treino

Capítulo 1 - A sala de treino Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Muitos jogadores perdem no calor da batalha porque eles travam. Travar significa que o jogador poderia ter vencido a partida mas ele dropou o combo que lhe daria a vitória ou o hit. Uma das ferramentas mais importantes para se ter como jogador de jogos de luta é uma execução REALMENTE boa. Se você acerta um golpe “limpo” no seu oponente, é bom você fazer o golpe contar e te deixar mais próximo da vitória. Quando eu era criança, eu sentava no arcade (não era possível jogar esses jogos nos consoles daquela época) por 5-6 horas todos os dias das minhas férias de verão e praticava os meus combos ininterruptamente. Essa prática surtiu 3 efeitos: Melhorou a minha execução drasticamente; Me fez descobrir novos combos/setups/mix-ups/frame traps/safe jumps/option selects/punições; Me fez conhecer mais sobre o meu personagem. Praticar combos e execução lhe ajuda m