Pular para o conteúdo principal

Capítulo 15 - Lendo o seu oponente

Capítulo 15 - Lendo o seu oponente

Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original


haverá momentos em que você enfrentará alguém completamente novo, e você não tem a informação de como se portar contra esse tipo de oponente.

Esta capítulo tratará do que você pode fazer para descobrir que tipo de oponente você está jogando contra.

Em um torneio nem todo mundo que você enfrentar será um top player, bom, mediano ou até mesmo um jogador ruim. Como você pode determinar qual tipo de jogador é o “Fulano de Tal”? Quando você pensa em um jogador excepcional, eles geralmente têm as seguintes qualidades:

  1. Ótima execução;
  2. Ótimos antiaéreos;
  3. O uso de Option Selects;
  4. Controle de espaço com footsies;
  5. Capacidade de distinguir entre frame traps e tech traps;
  6. Block strings firmes;
  7. Capacidade de confundir o oponente com opções de wake up.

Agora, nem todo participante de um torneio tem todas essas qualidades, e mesmo os jogadores medianos/bons terão metade dessa lista. Quando eu jogo contra alguém que eu não conheço, eu faço o seguinte para categorizá-la:

  1. Eles conseguem dar antiaéreo em pulos sorrateiros?
  2. Eles conseguem dar Option Select no meu wake up backdash?
  3. Quão bom é o seu jogo de footsies?
  4. Com qual frequência eles apertam botão ou dão backdash no wake up?
  5. Com qual frequência eles tomam a mesma frame trap?

Dependendo das respostas a essas perguntas eu posso determinar qual o tipo de estratégia eu devo usar - em termos de precisar respeitar o oponente ou simplesmente abusar das suas fraquezas.

Também, se o jogador se dá bem em relação ao ítem 5 acima, isso dará a ideia de que você tem que abordar a situação com mais paciência.

A maioria dos jogadores conseguem dar antiaéreo com decência, mas se eles não sabem como dar Option Select o jogar Footsies e você for superior nisso, a partida estará pendendo a seu favor.

Neste caso você não precisa se preocupar em ser 100% ofensivo, mas ao invés você pode jogar a uma distância média, a qual minimiza os riscos de você tomar coisas “aleatórias” por alguém que você acha que “não deveria te vencer”.

Eu jogo com o Rufus, que é um personagem muito ofensivo por conta dos seus dive kicks, mas a maneira que eu jogo com ele é diferente de como qualquer pessoa podia imaginar.

Antes de ir com sede ao pote e pressionar o meu oponente com dive kicks e tick throws, eu fico no jogo neutro usando c.HK e s.MK e fazendo dive kicks bem baixos para controlar o espaço e ver se o meu oponente consegue reagir a isso e punir os meus dive kicks.

Depois de acertar o meu primeiro c.HK, eu ando até o meu oponente e vejo o que ele faz no wake up e com essa informação eu decido se eu posso aplicar pressão como um louco ou coletar mais dados antes de me comprometer a um plano de jogo.

Enquanto isso, eu garanto que a minha defesa seja excelente para informar ao meu oponente que eu posso dar antiaéreo quando necessário e jogar footsies melhor do que ele.

Você só deve se preocupar com detalhes maiores do jogo se o seu oponente se der bem nos 5 ítens dos testes que eu descrevi acima. Então a luta terá outros determinantes como match up, habilidade geral do jogador, e pequenos hábitos que você pode explorar.

Por exemplo: o meu mal hábito até o momento é que eu amo abusar do c.HK com o Rufus, mas certos jogadores se aproveitarão disso e irão focar muito mais seus esforços no jogo neutro.

Todo jogador, mesmo que um top player, terá um mal hábito que é difícil de identificar, mas uma vez que você o identifica você pode tomar proveito da situação.

Mai importante, se vocês compreendem quais qualidades faltam a vocês como jogadores, foque nesses aspectos e os aperfeiçoem para que os jogadores tenham que respeitá-lo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 3 - Se expondo à pressão

Capítulo 3 - Se expondo à pressão Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Uma das coisas mais difíceis de se alcançar é a capacidade de jogar da maneira que você deseja sob muita pressão. Alguns jogadores adoram essa pressão, enquanto outros a odeiam. Eu pessoalmente amo jogar sob pressão. Eu acredito que eu faço algumas das melhores reviravoltas quando eu estou pressionado e foi assim que surgiu o “Wong Factor”. Muitos jogadores fizeram reviravoltas impressionantes face a uma multidão de espectadores. Nós temos Peter “Bionic Arm” Rosas, Daigo “Let’s Go Justin” Umehara e muitos outros. Para saber se você consegue jogar sob pressão, você pode fazer o seguinte: Jogar em uma Stream ou Live; Viajar para um torneio local e testar a sua performance contra pessoas reais; Viajar para um grande torneio (EVO, Canada Cup, CEO, etc) Tentar jogar na stream de um torneio (altamente recomendável) Você fica nervoso jogando contra um t

Capítulo 4 - Quase Nocauteado

Capítulo 4 - Quase Nocauteado Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Existe o momento em que um jogador alcança um certo nível que ele não consegue ultrapassar. Agora ele está desesperado, com uma performance pior, não tão confiante como antes, como se ele estivesse perdendo lentamente o controle. Você praticou os seus combos, venceu o computador milhões de vezes e também se expôs ao ambiente de torneios. O que mais está faltando? Por que eu estou piorando? A resposta é tão simples que muitos não percebem. O seu amor pelo jogo está perdido. Tudo o que você quer agora é vencer e provar para a comunidade que você é um top player. Essa é uma situação muito comum para muitos jogadores, mas o amor pelo jogo ou pelo seu personagem trarão mais sinais de melhora do que alguém que apenas liga para vencer. Vejamos o jogador DJ Huoshen: como ele joga e como ele reage às coisas. É fácil perceber que ele adora jogar com o seu time Fel

Capítulo 1 - A sala de treino

Capítulo 1 - A sala de treino Tradução por Caio "Nolan" Padoan Link do artigo original Muitos jogadores perdem no calor da batalha porque eles travam. Travar significa que o jogador poderia ter vencido a partida mas ele dropou o combo que lhe daria a vitória ou o hit. Uma das ferramentas mais importantes para se ter como jogador de jogos de luta é uma execução REALMENTE boa. Se você acerta um golpe “limpo” no seu oponente, é bom você fazer o golpe contar e te deixar mais próximo da vitória. Quando eu era criança, eu sentava no arcade (não era possível jogar esses jogos nos consoles daquela época) por 5-6 horas todos os dias das minhas férias de verão e praticava os meus combos ininterruptamente. Essa prática surtiu 3 efeitos: Melhorou a minha execução drasticamente; Me fez descobrir novos combos/setups/mix-ups/frame traps/safe jumps/option selects/punições; Me fez conhecer mais sobre o meu personagem. Praticar combos e execução lhe ajuda m